CALHETA NA ILHA DE MADEIRA

Calheta (Madeira)

A Calheta é um município na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, com sede na freguesia homónima. Tem 115,65 km² de área e 12 896 habitantes (2010), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a noroeste pelo município do Porto Moniz, a nordeste por São Vicente e a oeste pela Ponta do Sol, sendo banhado pelo oceano Atlântico a sul e a oeste.
Arco da Calheta
Calheta
Brasão
Bandeira


Campos agrícolas na Calheta

Ponta do Pargo
Toponímia
Duas circunstâncias diferentes estão ligadas à origem do nome Calheta: a primeira relata a existência de uma pequena baía que tinha o nome actual; a segunda deve-se ao facto de a vila ter sido um local onde os impostos sobre o açúcar e madeiras eram recolhidos.

História
Fundada em 1430, a freguesia da Calheta é uma das mais antigas freguesias da ilha da Madeira e foi uma das primeiras a ser explorada pelos primeiros colonizadores. Esta foi precisamente a área escolhida por João Gonçalves Zarco, o descobridor da Madeira para fazer uma grande doação de terras ao seu filho João Gonçalves da Câmara e D. Beatriz Gonçalves.

A Calheta tornou-se uma vila 72 anos após a sua fundação, em 1 de Julho de 1502, através de foral assinado pelo Rei D. Manuel I. Casa de nobres e cavaleiros, a região perpétua os seus nomes na toponímia local: Lombo do Doutor e Lombo do Atouguia.

Vila da Calheta

Vista panorâmica da vila da Calheta
Demografia
Distribuição da população:
Segundo os censos de 2001, a população do concelho totaliza 11 946, distribuídas pelas oito freguesias da seguinte maneira:

1. Arco da Calheta: 3 241 hab.
2. Calheta: 3 105 hab.
3. Estreito da Calheta: 1 630 hab.
4. Fajã da Ovelha: 1 016 hab.
5. Jardim do Mar: 252 hab.
6. Paul do Mar: 885 hab.
7. Ponta do Pargo: 1 145 hab.
8. Prazeres: 672 hab.

Para efeitos estatísticos e administrativos, e para a diferenciar da vila homónima situada nos Açores, é costume designar-se a Calheta da Madeira como Vila da Calheta, enquanto a dos Açores é simplesmente conhecida como Calheta.