LISBOA - CAPTAL DE PORTUGAL

LISBOA - CAPTAL DE PORTUGAL
Lisboa é a capital e a maior cidade de Portugal. A cidade é considerada uma cidade global alfa e é também a capital do Distrito de Lisboa, da Área Metropolitana de Lisboa, e é ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Eclesiasticamente é sede do Patriarcado de Lisboa. Lisboa possuía, em 2004 uma população de 564 657 habitantes e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², com cerca de 2,8 milhões de habitantes. A sua área metropolitana concentra 27% da população do país. A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da Península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia, que faz desta a região a mais rica de Portugal. O concelho de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 6 734,94 hab./km².

O concelho subdivide-se em 53 freguesias, encontrando-se em estudo a formação de uma nova freguesia, que abrangeria a zona do Parque das Nações. Faz fronteira a norte com os municípios de Odivelas e Loures, a oeste com Oeiras, a noroeste com a Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa une-se aos concelhos da Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

Os principais meios de transporte na cidade são o Metropolitano de Lisboa e os autocarros da Carris. Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de meio milhão de carros, provenientes dos concelhos periféricos. Estes carros entram na cidade pela CRIL, pela CREL, a Ponte 25 de Abril, a Ponte Vasco da Gama e outros meios rodoviários importantes à capital.

Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. Os seus bairros típicos atraem visitantes pelas suas características peculiares. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projectos de novas sedes à beira rio. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa encontra-se igualmente sediada em Lisboa.

Lisboa prepara-se para receber inúmeros investimentos, incluindo a construção de um novo aeroporto, uma nova ponte, uma expansão em 30 Km do metropolitano, a construção de um mega-hospital (ou hospital central), a criação de duas linhas de TGV que a unirão a Madrid, Porto, Vigo e restante Europa, a restauração da parte principal da cidade (entre a Rotunda do Marquês de Pombal e o Terreiro do Paço), a criação em grande escala de ciclovias, assim como a modernização e renovação de várias infra-estruturas.

No campo do desporto, Lisboa pondera candidatar-se aos Jogos Olímpicos de Verão 2020.