MAPUTO, A CAPITAL DE MOÇAMBIQUE

MAPUTO, A CAPITAL DE MOÇAMBIQUE
MAPUTO - Construída de forma estratégica sobre a baía de Maputo, a cidade caracteriza-se pelas suas longas avenidas dispostas geometricamente e embelezadas por acácias. Com a denominação de Lourenço Marques até 1975 (ano da independência), este local foi visitado por Portugueses desde o início do século XVI e a construção da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição iniciou-se em 1781, o que viria a permitir que Lourenço Marques fosse elevada a cidade em 1877 e a capital de Moçambique em 1898.

VISTO - Para entrar em Moçambique é necessário obter visto.

Contacte a Embaixada de Moçambique em Lisboa

Avenida de Berna, nº 7 - 1050-036 LISBOA

Telefones: +351 217613440 ou +351 217971994; Fax: +351 217932720;

E-mail: embmoclx@mail.telepac.pt; Website: http://www.mozambique.mz ).

Existe também na cidade do Porto um Consulado de Moçambique, cujo telefone é: +351 22 5103405.

Se é a primeira vez que se desloca a Moçambique, recomendamos que utilize os serviços do Salão CIP, no Aeroporto de Maputo (telefone: +258 21 466079 Extensão 683 Fax: +258 21 494564).

Para se deslocar do Aeroporto para os principais Hotéis, poderá utilizar o serviço de cortesia dos mesmos (Polana, Cardoso, Términus e Rovuma Carlton, etc).

PASSAPORTE - Em Moçambique é obrigatório fazer-se acompanhar dos seus documentos de identificação. Para prevenir qualquer situação de perda ou roubo do passaporte, faça uma fotocópia autenticada por notário e guarde o original no cofre do hotel ou em local seguro.

MALÁRIA - Moçambique é um país onde existe MALÁRIA. Tome antecipadamente profiláticos anti-malária e leve consigo repelente contra mosquitos. Em especial ao anoitecer, use vestuário que proteja a maior parte do corpo possível, para evitar a picada de mosquitos. Em caso de sintomas de malária, dirija-se imediatamente a uma unidade hospitalar (recomendamos a Clínica Especial do Hospital Central de Maputo) e solicite que lhe sejam feitos testes. Veja informações (CDC - NMRP) sobre esta doença.

TRÂNSITO - Em Moçambique o trânsito rodoviário faz-se pela esquerda. Ao conduzir, faça-o com a maior precaução, pois a inexistência de passadeiras para peões em locais suficientes leva a que qualquer sítio seja bom para atravessar as ruas. Evite conduzir de noite através das estradas nacionais, pois em caso de acidente será difícil obter ajuda e o risco de acidente é muito maior. A Polícia de Trânsito (farda azul e branca) poderá interceptar qualquer viatura para verificação dos respectivos documentos (obrigatório: carta de condução, seguro e documentos do veículo).

ÁGUA - Por precaução, beba sempre água engarrafada. Certifique-se que a garrafa lhe é entregue devidamente fechada. Certifique-se que toma bebidas com GELO apenas em locais que mereçam confiança.

POLÍCIA - É provável e natural que a Polícia Civil (farda cinzenta) o interpele para pedir a identificação. Apresente com delicadeza e correcção o respectivo documento.

TÁXIS - Em MAPUTO existem mais de duas centenas de TÁXIS o que constitui uma boa alternativa à falta de transportes públicos utilizáveis por turistas. Alguns táxis praticam o preço da "bandeirada". Certifique-se previamente que o custo da viagem é de acordo com o taxímetro ou negoceie o preço da viagem. Utilize apenas TÁXIS devidamente identificados como tal.

RENT-A-CAR - Em MAPUTO encontra diversas rent-a-car, que lhe oferecem os mais diversos tipos de viaturas, incluindo os tipo 4x4, necessários para alguns percursos. Visite a nossa página de Automóveis de Aluguer.

CORREIOS - Em Moçambique existe o serviço de CORREIOS, cujo horário de funcionamento é, de 2ª a 6ª feira, das 7h45 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Aos sábados abrem apenas da parte da manhã.

HOTÉIS - Maputo dispõe de uma imensa oferta de HOTÉIS e RESTAURANTES. No entanto, antes de viajar, faça a reserva do seu alojamento e confirme o preço praticado. Quanto aos Restaurantes, existem (cozinhas) para todos os gostos e para os mais variados preços, também em função do serviço.

Não esqueça que ao visitar Moçambique corre o sério risco de, subitamente, ter de se confrontar com uma paisagem que pensava só existir no Paraíso. Por isso, leve consigo máquina fotográfica, de filmar, etc. E Moçambique não é apenas Maputo... Maputo é uma grande cidade, com as virtudes e os inconvenientes de todas as grandes cidades. Visite as maravilhosas praias, ao longo da costa, vá às ilhas, não esqueça o Parque da Gorongosa e o Moçambique profundo.

Passear em Maputo pode ser relativamente seguro, especialmente se não chamar a atenção de ladrões, ostentando peças de ouro, relógios caros e dinheiro à vista. Faça-se transportar de preferência em viatura (ou táxi) e utilize as artérias mais movimentadas.

Pode viajar entre as principais cidades moçambicanas utilizando os aviões da LAM Linhas Aéreas de Moçambique. Como exemplo, uma viagem Maputo-Beira (apenas ida) custa cerca de 8.200 Meticais (aprox. 150 U.S.Dólares e existem voos praticamente todos os dias. Para reservas, contactar a LAM: Terminal de Vendas, em Maputo, na Av. 25 de Setembro: Tel. (1) 426001. As taxas de aeroporto nos voos internos são: 120.000 Meticais, a pagar após efectuar o check-in. Nos voos internacionais a taxa de embarque é de 20 U.S.Dólares.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Posts Relacionados

CityGlobe