ANGOLA - REÚBLICA DE ANGOLA

Tags

LUANDA - REÚBLICA DE ANGOLA

Angola localiza-se na costa Sudoeste do continente Africano, tendo como capital a cidade de Luanda. Faz fronteira a norte com o Congo, a leste com a Zâmbia, a sul com a Nâmbia e a Oeste, Angola está banhada pelo Oceano Atlântico. Devido à grande variedade de etnias, Angola possui um uma grande diversidade cultural, tanto a nível musical, como da dança, pintura e gastronomia . A língua oficial deste país é o Português, mas as línguas mais faladas são o Quimbundo, o Quicongo e o Umbundo.

Por ser um país tropical, este destino é muito procurado por turistas de todos o mundo devido às suas vastas florestas tropicais, rios, lagos, montanhas, quedas de água, grutas, cavernas, formações rochosas, desertos e praias maravilhosas. Outra razão pela qual os turistas visitam este país fantástico é pelo simples facto de possuir um vasto número de espécies animal, tais como por exemplo: os elefantes, leões, zebras, gazelas, rinocerontes, girafas, avestruzes, macacos, gorilas entre muitos outros. Realizar um Safari pelas savanas ou uma visita pelas florestas seria o mais indicado para poder observar toda esta natureza e apreciar toda a beleza envolvente desta localidade.

Angola é um país com muita cultura, mas devido à guerra, a maior parte dos monumentos encontram-se degradados. No entanto, alguns já foram restaurados como poderá comprovar visitando, o Forte Mwene Vunongue, o Forte do Kuchi, o Túmulo do Mwene Mukuva Vunongue, as Ruínas da Missão do Mwodo, a Igreja Nossa Senhora das Dores e o Forte do Cuangar. Também poderá visitar inúmeros museus, casas de cultura popular e assistir a grupos musicais locais, assim como também poderá degustar saborosos pratos típicos de Angola. O Funge, prato cremoso à base de farinha de milho acompanhado por folhas do pé de mandioca amassadas e cozidas, é considerado o prato mais típico de Angola. A Muamba também é outro prato tipicamente angolano feito à base de galinha com amendoins. Para além deste dois pratos, poderá também encontrar outros pratos igualmente típicos, como por exemplo: o peixe fresco assado, o peixe seco cozido ou assado e o frango de cabidela. Os pratos que têm por base o marisco também são muito apreciados e poderá encoentrar muito bom marisco a um preço bem amigável. Caso não aprecie a gastronomia local, variadíssimos restaurantes se encontram espalhados pela região com pratos mais ocidentais ou orientais, e ainda comida tipicamente portuguesa.

Os principais desportos praticados em Angola tanto pelos habitantes locais como pelos turistas, são: as caminhadas, o mergulho, a canoagem, a escalada, o Kitesurf e o Windsurf. Uma prática muito usual pelos turistas é o aluguer de um barco, para poder visitar as fabulosas ilhas ao longo da costa, para praticar mergulho ou até mesmo para praticar pesca desportiva.

No que diz respeito às praias, a sul de Luanda poderá maravilhar-se com a conhecida praia de Mussulo, situada numa ilha envolvida por várias pequenas ilhas. Esta praia é caracterizada pelos inúmeros e belíssimos coqueiros que a rodeiam. Poderá também, em alternativa, visitar a praia das Palmeirinhas, localizada igualmente a sul de Luanda. Também a não perder, serão as praias em Benguela, como o nome de Caota, Baía Azul e Baía Farta.

A vida nocturna em Luanda é considerada muito agitada. É costume organizarem festas temáticas e a música é maioritariamente africana, mas fugindo um pouco para a música brasileira e POP internacional. As principais cidades a visitar são: Luanda, Lobito, Huambo e Benguela. Venha conhecer este maravilhoso país!