ACORIZAL - GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE ACORIZAL - MATO GROSSO (BRASIL)

Geografia
Acorizal é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º12'17" sul e a uma longitude 56º21'57" oeste, estando a uma altitude de 164 metros. Sua população estimada em 2012 era de 6.112 habitantes. As margens do Rio Cuiabá, ponto onde se realiza festival municipal e torneio estadual de pesca. Ponto estratégico para o Marechal Rondon quando da instalação de um posto telegrafico, Acorizal rememorou os 100 anos da morte deste desbravador.

Dados Geoculturais
Aniversário: 12 de dezembro
Fundação: 12 de dezembro de 1953
Gentílico: acorizalense
Unidade federativa: Mato Grosso
Mesorregião: Centro-Sul Mato-Grossense
Microrregião: Rosário Oeste
Região: metropolitana
Municípios limítrofes: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste,Jangada.
Distância até a capital: 67 km 

Características geográficas 
Área: 841,166 km² 
População: 6.112 habitantes
Densidade: 7,4 hab./km² Altitude 164 m
Clima: tropical
Fuso horário: UTC-4.

Clima
Tropical quente e sub-úmido, com cinco meses de seca, de maio a setembro. Precipitação anual de 1.750 mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual: 25°C. Maior máxima: 43°C. Menor mínima: 0°C.

Hidrografia
Grande Bacia do Prata. Os principais afluentes são o Rio Cuiabá e os ribeirões Engenho, Acorizal e Baús.

Relevo
Depressão do Paraguai, relevo suave ondulado, calha do Rio Cuiabá.

Solo
Glei pouco Humico (Também distrófico A moderado textura média).

Política
Prefeito: Meraldo Figueiredo de Sá (PR)
Vereadores da Legislatura 2009-2012: Clodoaldo Monteiro da Silva (PR) Marcio Luiz da Silva (PR) Kevin Bosco Monteiro da Silva (PR) Walterney da Silva Campos (PR) Rubens Agnaldo da Silva (PR) Cleber Cloves da Cruz (PR) Donato Claro Leite (PP) Cirilo Claro Leite (PDT) Fidelzinho de Arruda Botelho (PPS)
Endereço da Prefeitura de Acorizal: Av. Nossa Senhora de Brotas, s/nº CEP:78.480-000 Fone/Fax: (65) 3353-1121 / 9982-3737 / 3353-1281.

Economia
A Pecuária é o que se tem maior representatividade na economia acorizalense sendo isso o propulsor de um eminente desenvolvimento econômico na região, alavancada pela instalação de uma fábrica de gelatina na cidade de Acorizal, A empresa processará 45 mil toneladas de couro por ano e gerará cerca de 100 empregos diretos. A previsão para início da indústria é para 2011 e serão treinados 300 trabalhadores do município para trabalhar na fábrica. O governador BlairoMaggi, deputados estaduais e secretários de Estado estarão em Acorizal para o lançamento da planta. O prefeito Meraldo Sá decretou feriado nesse dia e convida toda população para participar do evento.A empresa Belga PB Leiner com seus impostos dará um novo impulso para Acorizal. Muitas outras empresas em breve virão para o estado.

História
Brotas foi à primeira denominação que o município de Acorizal recebeu. Em homenagem a Nossa Senhora das Brotas, imagem trazida por uma família de origem portuguesa, segundo a tradição local. Outra versão diz que durante uma pescaria no Rio Cuiabá, os pescadores encontraram a imagem da santa enroscada numa rede.
Em 25 de agosto de 1833, através de Lei Provincial foi criado o Distrito Paroquial de Nossa Senhora das Brotas, subordinado à Freguesia de Nossa Senhora do Livramento. O desenvolvimento comercial deu destaque a Brotas. Na região se desenvolvia bem a cana e vários engenhos produziam a rapadura, o açúcar e aguardente, produtos comercializados em Cuiabá.

A denominação Brotas chegou a avançar pelo século XX dando ensejo a que a Comissão Rondon, que dali partiria estendendo um ramal telegráfico, inserisse esse nome em seus mapas cartográficos de Mato Grosso.
Em 26 de outubro de 1938, através do Decreto-Lei-Estadual nº 208, que definiu nova Divisão Territorial do Estado de Mato Grosso, o nome Brotas foi substituído por Acorizal, em menção a quantidade de palmeira acori existente na região. O município recebeu o nome Acorizal dia 2 de dezembro de 1953, através da leis estadual n° 691.