SENA MADUREIRA - GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE SENA MADUREIRA, ACRE - BRASIL

Sena Madureira é um município brasileiro do estado do Acre. Foi o primeiro município da Regional Purus, situa-se às margens do rio Iaco, tendo como principais afluentes os rios Macauã e Caeté. É o terceiro município mais populoso do estado e o segundo em extensão territorial.

História
A cidade foi fundada em 25 de setembro de 1904. Recebeu muitos migrantes, pricipalmente migrantes nordestinos. Durante os ciclos da borracha cidade se fortaleceu, tornou-se capital do Departamento do Alto Purús, chegando a ser um importante centro político de todo o Acre, até então, um território do Brasil.

Geografia
Fundação: 25 de setembro de 1904
Gentílico: senamadureirensse
Unidade federativa: Acre
Mesorregião: Vale do Acre 
Microrregião: Sena Madureira
Municípios limítrofes: Amazonas, Assis Brasil, Bujari, Rio Branco, Xapuri, Brasiléia, Manuel Urbano, Peru.
Distância até a capital: 137 km

Características geográficas
Área: 25.278,095 km²
População: 38.450 hab. 
Densidade: 1,5 hab./km²
Altitude: 150 m
Clima: Equatorial
Fuso horário: UTC−4

Fica a cerca de 145 km da capital do estado do Acre, pela Rodovia federal BR-364. Sendo hoje o pólo mais importante da Região do Alto Purus, e uma das principais cidades do Estado. Possui uma área de 25 296,70 km², equivalente a 16,62% da área total do Estado. Sua população em 2011 era de 38.450 habitantes, sendo que 62,39% estão localizados na zona urbana e 37,61% na zona rural, gerando uma densidade demográfica de 1,43 hab/km².

Economia
As atividades econômicas do município estão baseadas na agricultura, pecuária, esse dois tornaram-se, com o passar dos anos, um dos principais motores da economia. A extração de madeira, castanha e borracha também continuam a ser importantes a cidade, mas não mais como antes. O aquecimento econômico vem do funcionalismo público, comércio e pequenas indústrias, setores estes que vêm crescendo acentuadamente. A cidade já dispõe de vários supermercados de grande porte como a Mercearia Júnior, Mercearia Nascimento, São Felipe, Stock e Supermercado Central; e de hotéis como Rio sena, Avenida e Central.

Fonte: Wikipédia