ALCOFRA - VOUZELA

Alcofra é uma freguesia portuguesa do concelho de Vouzela, com 28,32 km² de área e 1.240 habitantes (2013). Densidade: 42,4 hab/km².

Geografia
Situada na vertente ocidental da Serra do Caramulo, Alcofra é a terra antiga anterior à nacionalidade e como o seu próprio topónimo deixa evidenciar, tem forte tradição árabe.

A freguesia é composta pelas seguintes povoações: Abelheira, Cabeço, Cabo de Vila, Casais, Cimo de Vila, Coelhoso, Cortinhais, Couto, Coval, Espinho, Farves, Igreja, Malhada, Meã, Meijão, Mouta, Nogueira, Novais, Outeiro, Ranhado, Rua, Sanfins, Vale de Ribelhe, e Viladra. Como se verifica é uma freguesia extensa, onde se destaca a povoação de Cabo de Vila.


História
Historicamente é uma terra muito antiga, foi Couto com carta passada por D. Afonso Henriques em 1134 e confirmada em 1146. Alcofra é berço de gente muito ilustre, entre muitos, destaque para o Comendador Cid Loureiro, grande benemérito havendo em sua memória um busto na freguesia. Foi também aqui que nas ceu Maria do Rosário de Oliveira e Soares Abreu que foi mãe do insigne Professor Doutor Egas Moniz, prémio Nobel da Medicina.

Num tempo em que as freguesias procuram o seu brasão, Alcofra há muito que possui o seu, apresentando uma Torre, um Cofre, um Leão, um Dragão e uma Estrela, que tem a seguinte leitura: A torre simboliza o passado histórico; o Cofre a fé cristã que os mouros queriam destruir; o Leão representa a força do cristianismo; o Dragão a força dos inimigos e finalmente a Estrela alude à padroeira da freguesia.

Património Cultural
Festas Feiras e Romarias
Festa da Nossa Senhora da Assunção no dia 15 degosto;
Festa de São Pedro em Casais no dia 29 de Junho;
Festa de São Martinho no dia 11 de Novembro;
Festa de Santa Eufémia no 2º Domingo de Setembro;
Festa de São Barnabé na Serra do Caramulo no dia 11 de Junho;
Feira Mensal no 1º Domingo de cada mês.